Fundado por Paulo Pinto Mascarenhas


Ana Albergaria
Bernardo Pires de Lima
Diogo Belford Henriques
Eduardo Nogueira Pinto
Francisco Mendes da Silva
Henrique Raposo
Inês Teotónio Pereira
Jacinto Bettencourt
João Marques de Almeida João Vacas
José Bourbon Ribeiro
Leonardo Ralha
Luciano Amaral
Luís Goldschmidt
Manuel Castelo-Branco
Manuel Falcão
Nuno Costa Santos
Paulo Pinto Mascarenhas
Pedro Marques Lopes
Rodrigo Moita de Deus
Tiago Geraldo
Vasco Rato
Vitor Cunha


Logótipo Acidental concebido por Vitriolica. Grafismo gerado por Miss Still.


Acidental Long Play


Direita Liberal


O Acidental


Público

TSF

Lusa

Associated PressReuters


A Causa Foi Modificada
Bomba Inteligente
O Espectro
Educação Sentimental
A Vida em Deli
Futuro Presente
Aos 35
Vitriolica Webb's Ite
A Sexta Coluna
Tristes Tópicos
Some Like It Hot
Xanel 5/Miss Pearls
Crónicas Matinais
Rititi
Mood Swing
19 meses depois
Serendipity
A Propósito de Nada
The world as we know it
Minha Rica Casinha
Da Literatura
Tradução Simultânea
Contra a Corrente
O Estado do Sítio
Geraldo Sem Pavor
Acho Eu
A Arte da Fuga
O Sinédrio
Blue Lounge
Portugal Contemporâneo
A cor das avestruzes modernas
Kapa
Snob Blog

E Depois do Adeus
Margens de Erro
Nortadas
Office Lounging
No Quinto dos Impérios
Teorema de Pitágoras
What do you represent
Esplanar
Quase Famosos
Melancómico
Vício de Forma
João Pereira Coutinho I
João Pereira Coutinho II
Retalhos da Vovó Edith
Blogue dos Marretas
Lóbi do Chá
O Insurgente
A Mão Invisível
A Esquina do Rio
Voz do Deserto
Desesperada Esperança
Homem a Dias
Blasfémias
Origem das Espécies
Babugem
Ma-Schamba
Rua da Judiaria
Fuga para a vitória
Mar Salgado
A Ágora
Miniscente
A vida dos meus dias
Elasticidade
Causa Liberal
O Telescópio
Grande Loja do Queijo Limiano
O Intrometido
Carambas
Mau Tempo no Canil
Lobby de Aveiro
Bar do Moe
Adufe
Bloguítica
Tau-tau
Incontinentes Verbais
Causa Nossa
elba everywhere
O Observador
Super Flumina
Glória Fácil
Metablog
Dolo Eventual
Vista Alegre
Aforismos e Afins
A Cooperativa
Semiramis
Diário da República
Galo Verde
Ilhas
french kissin'
Bicho Carpinteiro
Portugal dos Pequeninos
Foguetabraze
A Invenção de Morel
Aspirina B
O Boato
O Vilacondense
O amigo do povo
O Insubmisso

Aviz
Barnabé
Blog de Esquerda
Fora do Mundo
Jaquinzinhos


Powered by Blogger


Google

Quinta-feira, Maio 19, 2005

Para os meus filhos, não

Assim não, obrigado
Esta ficha, integrada num livro espanhol sugerido pelo Ministério da Educação, pretende introduzir nas salas de aula do 1.º ciclo a questão da masturbação. O professor deve perguntar: o que está o rapaz a tocar (o mesmo para a rapariga)? Já fizeste isso? Onde o fazes? Com quem o fazes?


Já todos ouviram falar certamente da notícia que saíu no "Expresso" sobre o modo como se pretende ensinar crianças dos 10 aos 12 anos na disciplina de Educação Sexual. O exercício acima visível é apenas uma das muitas ilustrações disponíveis e um dos muitos exercícios que são propostos nesta matéria, onde se inclui também um manual desse ilustre pedagogo chamado Júlio Machado Vaz.
Tudo isto, como se pode ler aqui, é da responsabilidade de uma auto-denominada Associação para o Planeamento da Família (APF), sendo que muitos pais estão preocupados com a possibilidade de os seus filhos serem submetidos a este tipo de "testes".
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, prometeu que a disciplina não fará parte dos planos curriculares - ou seja, não será obrigatória -, mas o Ministério terá já decidido renovar esta semana o protocolo com a mesma APF.
Um grupo de pais está a recolher assinaturas para uma "Petição sobre o programa de Educação Sexual nas escolas".
Eu já assinei, porque não é assim que se ensina Educação Sexual a ninguém - e são precisamente estes programas e manuais que levam a que cresça o número de pais que recusam a existência da mesma disciplina nas escolas.

[PPM]

Comments on "Para os meus filhos, não"

 

Anonymous emanuel p. said ... (9:04 PM) : 

É inacreditável! Estamos a bater no fundo! n sei o q dizer, isto mete nojo...
obrigado, ppm, por ter me ter chamado a atenção. enquanto pai sinto-me sinceramente agradecido.

 

Blogger NG said ... (9:53 PM) : 

Este program é, sem dúvida, escabroso. No entanto, a petição que anda por aí a circular parece ter como fim último não permitir de todo a educação sexual nas escola (basta ver o tom da petição bem como alguns cursos promovidos no site da associação, para nos apercebermos desta tendência).
Que isto não sirva de argumento para continuar a manter o sexo como tema tabu é o que desejo, e por isso não assinei a petição.

 

Anonymous Anónimo said ... (10:04 PM) : 

Mas o que é que isto tem de errado?! A masturbação não faz parte de uma educação plena? Não começaram com ela bem cedo? Que moralismo cretino...

 

Anonymous Anónimo said ... (10:46 PM) : 

Se calhar fariam melhor ir espreitar os materiais e projectos da APF antes de embarcarem em bacoradas destas. É q se há coisa equilibrada e sensata são os projectos da APF!

 

Blogger Luis Gaspar said ... (11:15 PM) : 

Não sou de direita, mas reconheço que esta educação sexual é demasiado ridícula para acreditar ser verdade. Não tenho medo do que vou dizer: roça a violação moral. Ensinar crianças de 10 anos a identificar os locais erógenos dos adultos é profundamente doente! Não tenho palavras. Espero preparado para assinar qualquer coisa contra esta perversão.

 

Blogger MDA said ... (11:47 PM) : 

Seja mais propositivo... Diga lá de sua justiça! O que é que deve ser ensinado (ou falado) numa disciplina de Educação Sexual? Será que defende a educação dos afectos?

 

Anonymous rcs said ... (1:27 AM) : 

é extraordinário, agora os relativistas querem ensinar a masturbação às crianças.
ensinem aos vossos filhos!

 

Anonymous Anónimo said ... (3:05 AM) : 

Realmente, é incrível. A mostrarem pilinhas e pipis às crianças. E sobre aquela minuta de um despacho ministerial que foi encontrada nas instalações do BES, nada a dizer?

 

Anonymous Anónimo said ... (8:36 AM) : 

Eu não quero que o meu filho aprenda a bater umas.
Com o meu filho, quando tiver uns 16 anos, vai haver baptismo na casa de meninas da Dona Gertrudes. Se tiver uma filha, acho que a burka será obrigatória.
Sem mais gracinhas. Nas minhas aulas de Religião e Moral tive desde um Opus Dei a mostrar filmes com baldes cheios de perninhas e cabecinhas, até um frade que admitia ficar excitado quando via gajas boas.
Eu tive um sonho ! uma vez na vida falávamos a verdade. A masturbação não existe ? não é um habito perfeitamente curriqueiro ?

 

Anonymous Joana Sarmento said ... (9:21 AM) : 

Pena não se ter informado melhor antes de assinar a dita petição cujo texto contem várias "meias verdades".
Já leu o post do Murcon sobre o assunto? Há tanta desinformação ... A quem interessa?

 

Anonymous JPT said ... (9:50 AM) : 

É perfeitamente normal um rapaz de 11 anos marturbar-se. Quanto às raparigas, não sei. Sei que eu, rapaz, com essa idade, já me masturbava. Qual é o problema de falar desse assunto a crianças de 10 anos? Eu, nesa altura, não lhe chamava masturbação, chamava "punheta". Acham preferível? Qual é o vosso medo?

 

Anonymous ju said ... (10:05 AM) : 

Ai ai que medo, pavor e vergonha.
Oh anormal, já alguma vez viste uma mulher nua?
E um homem?
Que horror, que feio...
Castração para o gajo e posterior introdução do pénis amputado no ânus...
Isso é que gostavas paneleirão...

 

Blogger just me said ... (10:31 AM) : 

Tb tenho filhos e apesar de achar que de facto do sexo não deva ser um tema tabu e que é necessária uma educação sexual activa, não me parece que esta seja a melhor maneira de o fazer. Para além de achar que esta educação também tem que ser dada em casa, também acho que tem que ser dada com conta, peso e medida!
Eu faço tenções de dizer que não, quando me perguntarem se quero que a minha criança de 6 anos tenha aulas desta educação sexual!

 

Blogger John Fagulhas said ... (10:49 AM) : 

A isto chama-se desinformação, ou informação tendenciosa.

PPM (Partido Popular Monárquico?), em vez de gastares todo o teu tempo a lisonjear o PP, informa-te um pouco melhor: http://www.murcon.blogspot.com/

 

Anonymous Anónimo said ... (11:05 AM) : 

É grave as pessoas embarcarem em arco sem se informarem devidamente. Já ontem, no Público, se podiam encontrar declarações em q o Duarte Vilar afirmava q as citações sobre masturbação eram retiradas de um livro dirigido AOS PAIS (e, sim, todas as criancinhas, rapazes e raparigas, se masturbam, quem é pai/mãe sabe isso, e se calhar não é nada má ideia dizer-lhes, como era recomendadado, q o fizessem recatadamente) e hoje, novamente no Público, se fala sobre o assunto. Quem estiver efectivamente interessado e preocupado com a educação dos filhos não terá, digo eu, assinado tal petição sem, pelo menos, ter ido espreitar nos materiais e projectos da APF... absolutamente inócuos e razoáveis. Caso não o tenha feito... cruzadas moralistas, certo?

 

Anonymous Anónimo said ... (11:09 AM) : 

Só mais um acrescento: faz-me muita impressão que pais, aparentemente, tão preocupados e interessados na educação dos filhos falem em "programa" de educação sexual.é q isso é coisa q não existe...

 

Anonymous Anónimo said ... (12:25 PM) : 

Este é um post intelectualmente desonesto.Quem não se informar convenientemente, fica com a ideia errada do sucedido. A história muda de tom se visitarem o http://www.murcon.blogspot.com/. Sempre gostei de ler o Acidental, mas é pena que ultimamente, cada vez que leio algo, gosto de confirmar a informação logo a seguir. É pena o déficit de verdade intelectual que impera por aqui.

 

Blogger JMTeles da Silva said ... (12:32 PM) : 

Educação sexual para que crianças não engravidem sem querer ou não apanhem doenças, 100% de acordo. Tudo o que puder ser feito é pouco.
Ensinar os pirralhos a limparem o cavalinho é escusado. Eles descobri-lo-ão por si. Faz parte do crescimento natural. Porque se lho há-de impôr fora do tempo próprio de cada um?

 

Blogger PPM said ... (12:53 PM) : 

Exactamente, Telles da Silva, concordo consigo e esclareço uma vez mais que sou a favor da Educação Sexual nas escolas.
O mais grave, segundo soube, é que o programa em causa - sim, anónimo, programa da disciplina - nem sequer perde o seu tempo com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Sobre a acusação de falta de honestidade intelectual, não vejo onde é que a vê. Visitei o http://www.murcon.blogspot.com/, como recomendado - e não fiquei nada esclarecido. Bem pelo contrário.
Quanto a um dos primeiros anónimos: é claro que a masturbação existe, mas eu não quero nem acho que seja preciso que a ensinem nas escolas aos nossos filhos.
Julgo que se trata aqui sobretudo de uma coisa chamada liberdade de ensino e de falta de informação prestada aos pais sobre o teor da matéria dada.

PPM

 

Anonymous Anónimo said ... (10:57 PM) : 

saqo umas p**** do car**** porem isso num livro pros miudos verem e começarem a falar da masturbaçao f*****(l)

 

post a comment