Fundado por Paulo Pinto Mascarenhas


Ana Albergaria
Bernardo Pires de Lima
Diogo Belford Henriques
Eduardo Nogueira Pinto
Francisco Mendes da Silva
Henrique Raposo
Inês Teotónio Pereira
Jacinto Bettencourt
João Marques de Almeida João Vacas
José Bourbon Ribeiro
Leonardo Ralha
Luciano Amaral
Luís Goldschmidt
Manuel Castelo-Branco
Manuel Falcão
Nuno Costa Santos
Paulo Pinto Mascarenhas
Pedro Marques Lopes
Rodrigo Moita de Deus
Tiago Geraldo
Vasco Rato
Vitor Cunha


Logótipo Acidental concebido por Vitriolica. Grafismo gerado por Miss Still.


Acidental Long Play


Direita Liberal


O Acidental


Público

TSF

Lusa

Associated PressReuters


A Causa Foi Modificada
Bomba Inteligente
O Espectro
Educação Sentimental
A Vida em Deli
Futuro Presente
Aos 35
Vitriolica Webb's Ite
A Sexta Coluna
Tristes Tópicos
Some Like It Hot
Xanel 5/Miss Pearls
Crónicas Matinais
Rititi
Mood Swing
19 meses depois
Serendipity
A Propósito de Nada
The world as we know it
Minha Rica Casinha
Da Literatura
Tradução Simultânea
Contra a Corrente
O Estado do Sítio
Geraldo Sem Pavor
Acho Eu
A Arte da Fuga
O Sinédrio
Blue Lounge
Portugal Contemporâneo
A cor das avestruzes modernas
Kapa
Snob Blog

E Depois do Adeus
Margens de Erro
Nortadas
Office Lounging
No Quinto dos Impérios
Teorema de Pitágoras
What do you represent
Esplanar
Quase Famosos
Melancómico
Vício de Forma
João Pereira Coutinho I
João Pereira Coutinho II
Retalhos da Vovó Edith
Blogue dos Marretas
Lóbi do Chá
O Insurgente
A Mão Invisível
A Esquina do Rio
Voz do Deserto
Desesperada Esperança
Homem a Dias
Blasfémias
Origem das Espécies
Babugem
Ma-Schamba
Rua da Judiaria
Fuga para a vitória
Mar Salgado
A Ágora
Miniscente
A vida dos meus dias
Elasticidade
Causa Liberal
O Telescópio
Grande Loja do Queijo Limiano
O Intrometido
Carambas
Mau Tempo no Canil
Lobby de Aveiro
Bar do Moe
Adufe
Bloguítica
Tau-tau
Incontinentes Verbais
Causa Nossa
elba everywhere
O Observador
Super Flumina
Glória Fácil
Metablog
Dolo Eventual
Vista Alegre
Aforismos e Afins
A Cooperativa
Semiramis
Diário da República
Galo Verde
Ilhas
french kissin'
Bicho Carpinteiro
Portugal dos Pequeninos
Foguetabraze
A Invenção de Morel
Aspirina B
O Boato
O Vilacondense
O amigo do povo
O Insubmisso

Aviz
Barnabé
Blog de Esquerda
Fora do Mundo
Jaquinzinhos


Powered by Blogger


Google

sexta-feira, abril 29, 2005

O regresso dos preservativos

Começando pelo João Pedro Henriques: em primeiro lugar, acho inaceitável a comparação entre a posição da Igreja Católica no que diz respeito aos preservativos e a atitude que alguns membros da mesma Igreja tiveram em relação ao Holocausto. Não são situações equiparáveis e parece-me até um pouco ofensiva tal equivalência, quer para a Igreja, quer para as vítimas do Holocausto. Mas é a minha opinião, não é obviamente a do JPH nem certamente a do Francisco Trigo de Abreu.
Dito isto, esclareço que procuro não fazer parte de nenhum rebanho, muito menos da Igreja. As minhas opiniões são só minhas e não falo nem escrevo aqui em nome de ninguém. Não sendo praticante, não me posso sequer afirmar como católico. Simplesmente, insisto que à luz dos textos e dos dogmas da Igreja é compreensível a posição oficial de não aceitação do preservativo - que eu sei e o JPH também saberá que não resulta em excomunhão para quem o utiliza. Essa posição é genérica, tem a ver com os fundamentos da moralidade católica, não sendo subsumível a qualquer situação concreta, em África ou na Europa.
Se compreendo a atitude da Igreja, isto não quer dizer que aceite que tal posição dogmática seja cegamente acatada pelos cidadãos católicos - e se estes não estão devidamente informados sobre a necessidade de utilizar preservativo em relações com parceiros desconhecidos ou ocasionais isso não é responsabilidade da Igreja, não é essa a sua função, mas das agências e dos organismos internacionais criados especificamente para o combate à SIDA.
Obviamente que nada tenho contra a utilização do preservativo, bem pelo contrário, seja como método anticoncepcional, seja sobretudo no combate ao flagelo do HIV. Mas, para fazer uma comparação, tenho a mesma opinião em relação ao credo das Testemunhas de Jeová: respeito a posição que seguem em relação às transfusões de sangue, não pretendo imiscuir-me no que é a fé dos outros, mas jamais a acataria num caso de vida ou de morte.

[PPM]

Comments on "O regresso dos preservativos"

 

Blogger Mário said ... (5:13 da tarde) : 

Caro PPM,
Aceito naturalmente a maior parte do seu post, mas não concordo com a parte final! É certo que não é papel da Igreja promover algo (o preservativo) que vai contra a doutrina que defende. No entanto, também não devia ser papel da Igreja combater o preservativo, e no entanto, em África, onde a Igreja tem um papel preponderante,(e onde como sabe, a epidemia também é maior!) esta "combate" todos os dias nas homilias, o uso do preservativo! O que como católico que sou me entristece muito, é que a Igreja parece muitas vezes desfasada da realidade! É que o argumento que usam de o preservativo evitar a vida futura, também pode usado ao contrário: impedindo uma doença mortal como a Sida, o preservativo posssibilita uma vida futura! Como a Igreja não compreende isto, é que me deixa amargurado...mas como vê...tinhamos aqui "pano para mangas"...

 

Blogger Bruno Fraga Braz said ... (5:58 da tarde) : 

A minha humilde posição sobre esta matéria, aqui:

http://osleoesdetolstoi.blogspot.com

Atenciosamente,
B.

 

post a comment