Brincando com o fogo
| Já nem sequer falo em termos de princípios: se não é em governos do PSD e do CDS que pode haver uma aposta na liberalização da sociedade e da economia portuguesas, onde é que poderá ser?
O que me pergunto é se, apenas em termos de estratégia (em termos maquiavélicos, no sentido técnico - e não pejorativo - do termo) Bagão está a ir pelo caminho certo. Ele está alienar a simpatia dos empresários, não baixando o IRC e cortando em benefícios fiscais do mesmo imposto; a alienar a simpatia de uma parte da classe média que fazia algumas contas-poupança; a deixar que as câmaras se endividem em ano de apertos, quando toda a gente sabe que as câmaras são uma das maiores fontes de pressão sobre a despesa pública; isto é, no fundo a roubar o discurso à esquerda e (encapotadamente) a prática, deixando crescer a despesa pública. Ora, será que tudo isto vai garantir a vitória do governo em 2006? Não sei… Talvez sejam demasiadas simpatias alienadas junto de pessoas que não têm grandes pruridos em passar o seu voto para o PS dito moderado de Sócrates. Pessoas que, entre a esquerda mais ou menos genuína e a direita envergonhada, se calhar preferem a primeira. [Luciano Amaral] |


Comments on "Brincando com o fogo"
post a comment